02/07/2015

Estudantes de jornalismo cobrem em tempo real o Congresso da Abraji

Da Redação

Foto: Alice Vergueiro
Uma redação laboratorial com 20 estudantes e 10 editores faz a cobertura de todas as atividades do 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de julho, em São Paulo. A equipe é composta por estudantes universitários que participaram dos últimos módulos do Repórter do Futuro. O projeto foi idealizado pela Oboré e se desenvolve hoje em parceria com a Abraji e inúmeras organizações parceiras.


As quase 30 horas com 60 atividades do Congresso são cobertas integralmente e em tempo real pelos estudantes, em texto, foto e, em alguns casos, vídeos. Todo o conteúdo está disponível no blog (www.congresso2015.blogspot.com), No Fabebook e no Twitter da Abraji.

A atividade tem caráter pedagógico. Por isso, é acompanhada de perto por um time de editores profissionais que se revezam no comando do grupo. Diretores da Abraji e outros profissionais que passaram pelo Repórter do Futuro fazem o acompanhamento individual dos alunos.

“É uma prática reflexiva para os estudantes. Eles aprendem como fazer uma cobertura, acompanhados por colegas que têm experiência, competência e tino para ensinar, para dividir conhecimento”, diz o jornalista João Paulo Charleaux, que coordena a cobertura do Congresso deste ano e dirigiu diversos módulos do Repórter do Futuro.

A coordenação de toda a cobertura é feita com base em ferramentas da plataforma Google como planilhas e agendas que facilitam o fluxo editorial. Como parte da prática, os alunos selecionados para a cobertura passaram por uma oficina de 5 horas na sede do Google em São Paulo, um dos apioadores do Congresso.

O 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e da Universidade Anhembi Morumbi com o patrocínio do Google, O Globo, Estadão, Folha de S. Paulo, Gol, Itaú, Oi, TAM, Twitter e UOL, e apoio da ABERT (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), ANJ (Associação Nacional de Jornais), Comunique-se, Conspiração, Consulado Geral dos Estados Unidos no Brasil, FAAP, Fórum de Direitos de Acesso à Informações Públicas, Jornalistas & Cia., Knight Center for Journalism in the Americas, OBORÉ Projetos Especiais, Textual e UNESCO. Desde sua 5ª edição, a cobertura oficial é realizada por estudantes do Repórter do Futuro, sob a tutela de coordenadores do Projeto e diretores da Abraji.

Nenhum comentário:

Postar um comentário