29/06/2019

Confira dicas para começar um podcast

Juliana Walluer do podcast Mamilos, Filipe Figueiredo do Xadrez Verbal e Ivan Mizanzuk do Anticast dão dicas de como produzir um podcast com conteúdo diversificado

Por Gabriela Silva de Carvalho, Luísa Cortés e Tchérena Monteiro
Edição Leandro Melito
Juliana Wallauer (Mamilos Podcast). Foto: Alice Vergueiro.  
Definir o formato, a frequência, quem irá apresentar o podcast, qual o assunto e porque ele mobiliza, são as questões a serem respondidas para oferecer um projeto de podcast a possíveis financiadores. Essa é a opinião de Juliana Walluer que produz o podcast Mamilos. Confira no áudio e no vídeo abaixo dicas de como começar a produzir um podcast.


Quando Filipe Figueiredo começou o podcast Xadrez Verbal, o formato era diferente, o horário de gravação também era diferente e a dinâmica do podcast era desconhecida. Segundo ele, um material já produzido facilita identificar o que é preciso mudar em comparação com uma ideia no papel. O processo de Filipe começa com uma prospecção das notícias da semana, percebe quais são os tópicos principais e os aprofunda.

Confira no áudio abaixo dicas sobre como produzir um podcast.



Veja também 
"Caso Evandro", Projeto Humanos | Entrevista com Ivan Mizanzuk:

O 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e da Universidade Anhembi Morumbi, com o patrocínio de Google News Initiative, Grupo Globo, Facebook Journalism Project, Itaú, UOL, Twitter, Estadão, Folha de S.Paulo, Poder 360, Crusoé e Aos Fatos; apoio de mídia de Correio (BA), CBN, Grupo RBS e SBT; e apoio institucional de Abert, ANJ, Aner, Comunique-se, Consulado dos Estados Unidos, FAAP, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Insper, Jornalistas & Cia., Knight Center for Journalism in the Americas, Meio, Oboré Projetos Especiais, Ogilvy, Portal Imprensa, Revista piauí, Textual e Unesco. Desde sua 5ª edição, a cobertura oficial é realizada por estudantes do Repórter do Futuro, orientados por profissionais coordenadores do Projeto e diretores da Abraji.

Nenhum comentário:

Postar um comentário